sábado, 1 de novembro de 2008

Júniores: Pêro Pinheiro 2-2 Casa Pia 'B'

Hoje assistiu-se a um jogo interessante entre as equipas de Júniores do Pêro Pinheiro e do Casa Pia B, no Campo de Jogos Pardal Monteiro. Neste dia feriado, o empate a 2 bolas serviu para dividir justamente os pontos.

Como seria de esperar, a equipa do Casa Pia entrou no jogo com uma atitude dominadora, com bastantes ataques e com muita posse de bola. Os seus jogadores eram tecnicamente dotados e jogavam o esférico quase sempre junto ao relvado. O Pêro Pinheiro iria ter muita paciência e calma face ao domínio dos adversários. A primeira oportunidade de golo surgiu para a equipa dos 'Gansos', que numa bola parada do seu lado direito do ataque, colocou o esférico a pingar na pequena área do Pêro Pinheiro, onde apareceu um jogador forasteiro a cabecear por cima da baliza.
O Pêro Pinheiro tentava construir jogadas dinâmicas, e por algumas vezes conseguiu aparecer com o esférico dominado nos últimos 30 metros do meio campo adversário, mas sem consequências. Até que num lance de bola corrida, Tiago Nunes alivia a bola de pé esquerdo em direcção a Cláudio, apanhando os visitantes em contra pé, inaugura o marcador para a equipa da casa.
A equipa de Pina Manique tentou fazer alguma coisa para mudar o resultado antes do intervalo, mas a defensiva vermelha e branca conseguiu suprimir os ataques adversários.
Resultado ao intervalo, 1-0.

No segundo tempo, o Casa Pia entrou a todo o gás, disposto a mudar o rumo do jogo. Com mais ímpeto, a equipa negra chegou ao empate, num grande remate fora da área do seu ponta de lança, nº9. Estava feito o empate. A equipa da capital do mármore tentou reagir, mas as suas iniciativas iam sendo negadas pela defensiva forasteira.
A 10 minutos do final, a equipa do Casa Pia faz o 1-2, numa bola colocada na defensiva vermelha e branca, que foi sacudida pelo defesa Gustavo para fora da área, mas não tendo apoio do meio campo, o esférico sobrou para um jogador da equipa visitante, que disferiu um remate para o fundo da baliza defendida por João Nuno. De notar que o lance que deu origem a este golo deveria ter sido a favor do Pêro Pinheiro, pois o ponta de lança Cláudio tinha sido 'engravatado' pelo adversário, tendo o árbitro assinalado a falta ao contrário.
Com os jogadores de Pina Manique já reduzidos a 10 elementos, após expulsão de um jogador, a sonhar certamente com a vitória e a entrarem em picardias com os jogadores da casa, a equipa do Pêro Pinheiro nunca baixou os braços. Prova disso foram os minutos finais de pressão exercida junto da área adversária.
Já dentro dos 5 minutos de descontos dados pelo árbitro, foi assinalada uma falta a favor da equipa da casa, numa posição frontal para a baliza do Casa Pia. Francisco não se fez rogado e apontou o livre de forma magistral, tendo colocado o resultado num justo 2-2.
Até ao apito final, o Casa Pia ainda teve um lance que poderia ter dado mais um golo, numa bola colocada na área do Pêro Pinheiro, tendo o cabeceamento sido defendido à figura de João Nuno.
Resultado final, 2-2.

Nota final para a péssima arbitragem, que não foi digna deste jogo. O árbitro principal esteve muito infeliz na maior parte das suas decisões, julgando mal certos lances (a favor do Casa Pia), sobretudo o lance precedente ao 1-2. A AFL deveria prestar mais atenção a estes casos, pois na maior parte das vezes, prejudicam seriamente os jogos, que todos gostariam de disputar de forma justa e com critérios iguais para ambas as equipas.

* Equipa inicial:
João Nuno
Vasea, Rocha, Gustavo, Tiago Nunes
Francisco(c), Graça, Nuno Simões, Galhoz
Márcio e Cláudio

* Substituições:
- entrou Bruno por Russo, Valério por Galhoz e Diogo por Graça

* Disciplina:
- cartão amarelo a João Nuno e a Francisco