sábado, 22 de novembro de 2008

Júniores: Pêro Pinheiro 2-1 Trajouce

Nesta tarde ventosa de Novembro, as equipas do Pêro Pinheiro e do Trajouce defrontaram-se na 7ª jornada da 1ª Divisão de Júniores da AFL, Série 2. A equipa da capital do mármore acabou por ser a mais feliz, após uma vitória sofrida por 2-1, num jogo onde a arbitragem esteve em destaque, como veremos mais adiante.

A equipa do Pêro Pinheiro entrou praticamente a ganhar neste jogo, logo com um golo aos dois minutos, marcado por Francisco, que finalizou da melhor maneira após um cruzamento da direita, no seguimento de um livre lateral. O domínio da equipa vermelha era bastante evidente, e não foi de estranhar que o segundo golo aparecesse aos 12 minutos, outra vez por intermédio de Francisco, que de pé direito rematou para o fundo das redes adversárias, após um pontapé de canto marcado por Nuno. Estava feito o 2-0.
O Pêro Pinheiro dominava as operações, sobretudo no meio campo. Mas à passagem do minuto 37, tudo mudo. O guarda redes do Pêro Pinheiro, João Nuno, fez-se a um lance com o pé à frente, acabando por atingir o atacante adversário. A árbitra assinalou a respectiva grande penalidade, e mostrou o cartão amarelo a João Nuno, que inconformado com a situação, foi expulso por palavras, deixando a sua equipa numa situação algo complicada. Saiu Nuno para entrar o guarda redes juvenil, João, que viu o Trajouce a reduzir para 2-1, após a conversão do castigo.
Até ao final da primeira parte, destaque para uma situação tremendamente infeliz da juíza principal, pois um jogador do Trajouce corta um lance com a mão, onde um atacante do Pêro Pinheiro iria ficar isolado frente ao guarda redes. Nada mostrou ao jogador 'axadrezado', que deveria ter visto o cartão vermelho.
Chegou-se ao intervalo com o resultado 2-1.

No segundo tempo, a equipa do Trajouce foi em busca de um melhor resultado, colocando mais homens na frente de ataque. O jogo do Pêro Pinheiro ficou claramente condicionado, tendo apostado em lances de contra ataque para surpreender os adversários.
A história destes 45 minutos resume-se ao facto de uma equipa ter assumido o jogo, neste caso o Trajouce, onde o Pêro Pinheiro se limitou a defender com grande sacrifício e determinação o resultado existente, que acabou por lhe ser favorável, no final do desafio.

Nota totalmente desastrosa para a árbitra deste jogo, pois as suas decisões, muitas das vezes, iam contra as decisões dadas pelos assistentes, sobretudo em lançamentos de linha lateral e em pontapés de canto. Ficou um jogador do Trajouce por expulsar ainda no primeiro tempo, entre outras situações que quase acabavam por prejudicar o resultado final deste jogo.
Nos últimos jogos, a equipa do Pêro Pinheiro tem sido constantemente 'presenteada' pela Associação de Futebol de Lisboa, com a nomeação de árbitros com critérios bastante obscuros e duvidosos. Não sabemos se será alguma aversão à cor vermelha, ou se será outro factor sobrenatural. São situações lamentáveis, que acabam por prejudicar a equipa do Pêro Pinheiro, que tem de lutar quase todos os fins de semana contra 14 elementos.

Francisco Moucheira foi o 'man of the match', apontando dois golos, que valeram os três primeiros pontos em casa, esta época.

* Equipa inicial:
João Nuno
Vasea, Cristiano, Rocha, Tiago
Rui
Galhoz, Francisco (c)
Márcio, Nuno
Cláudio

* Substituições:
- entrou João por Nuno, Dário por Cláudio e Nuno Simões por Galhoz

* Disciplina:
- cartão amarelo a João Nuno, Cristiano e Dário
- cartão vermelho a João Nuno