sábado, 9 de janeiro de 2010

Júniores: Tenente Valdez 1-0 Pêro Pinheiro

A equipa de júniores do Pêro Pinheiro deslocou-se esta tarde à freguesia da Pontinha, Odivelas, para defrontar o Tenente Valdez, na 11ª jornada da I Divisão, série 2. A vitória sorriu à equipa da casa, por 1-0.

Esperava-se um jogo equilibrado entre a melhor defesa do campeonato e o melhor ataque. A equipa da casa entrou mais decidida no encontro, explorando sobretudo a técnica individual dos seus jogadores da frente, com vários ataques pelas alas. O Pêro Pinheiro não teve o começo de jogo que ambicionava, mas ia controlando as iniciativas dos jogadores da casa. Com o passar do tempo, a equipa vermelha e branca soltou-se mais no terreno e começou a chegar perto da área adversária. O Tenente Valdez apenas causava alguns calafrios por iniciativas individuais pelos flancos, onde a bola ficava perto das imediações da baliza defendida por Mário. Mas a melhor chance de golo do primeiro tempo pertenceu ao Pêro Pinheiro, num excelente lance de ataque rápido entre Francisco, Tiago Silva e Júnior, com este último a rematar já dentro da área, com a bola a passar a centímetros do poste.
Já perto dos 45 minutos, Tiago Silva é derrubado dentro da área adversária, mas o juiz da partida continuou com o lance, que deixou muitas dúvidas.
Resultado ao intervalo, 0-0.

No segundo tempo, o Pêro Pinheiro entrou algo apático dentro de campo, e isso reflectiu-se na quantidade de bolas perdidas no meio campo defensivo, que davam oportunidade ao Tenente Valdez de se aproximar da área adversária, explorando mais uma vez os flancos, conseguindo criar situações de algum aperto para a defensiva forasteira.
Com as alterações de alguns jogadores, a linha média de jogo ficou mais equilibrada e permitiu ao Pêro Pinheiro soltar-se um pouco mais, com Lunar, Francisco e Bruno a serem muitas vezes requisitados. O ritmo de jogo ficou algo quebrado com uma paragem, devido à lesão de um jogador da equipa da casa.
Já nos 10 minutos de descontos dados pelo juiz da partida, o Tenente Valdez chega ao golo da vitória, na sequência de um lançamento de linha lateral, onde a bola é colocada na área, para o atacante da casa rodar sobre Rocha e finalizar. Seria um golo perfeitamente normal, mas se o lançamento tivesse sido assinalado ao contrário (porque é Tiago Sousa quem chuta contra o adversário) e se o juiz da partida tivesse visto o claro domínio de bola com o braço, do atacante do Tenente Valdez, o desfecho final poderia ter sido outro.
A equipa do Pêro Pinheiro não baixou os braços e ainda tentou inverter a situação, que infelizmente se manteve inalterada até ao apito final.
Resultado final, 1-0.

Jogo de muita luta e concentração, onde os jogadores do Pêro Pinheiro estiveram bem, sobretudo no processo defensivo. Contra diversos factores, a turma vermelha e branca sobe dar a cara e deu o máximo dentro de campo. Não deixa de ser uma derrota amarga, devido às circunstâncias em que ocorreu, mas ainda falta um longo percurso a percorrer, e é Sábado a Sábado, jogo a jogo, que esta equipa pode e deve demonstrar o seu excelente valor.

Arbitragem que não esteve ao nível desta partida, sobretudo no processo de decisão de certos lances e com influência no resultado final.

* Equipa inicial:
Mário
Tiago Sousa, Vasea, Rocha, Graça
Ribeiro(c), Urmal
Francisco
Dário, Tiago Silva
Júnior

* Substituições:
- entrou Bruno por Júnior, Vilar por Ribeiro, Lunar por Dário e André por Tiago Silva

* Disciplina:
- cartão amarelo a Urmal e a Rocha