domingo, 31 de janeiro de 2010

Júniores: Damaiense 1-1 Pêro Pinheiro

A equipa de júniores do C.A. Pêro Pinheiro teve uma deslocação complicada ao reduto do seu adversário, na Damaia, e apesar de todas as circunstâncias, o resultado final foi um empate a uma bola.

O Pêro Pinheiro teve uma entrada concentrada em jogo, tentando controlar os movimentos ofensivos do Damaiense. A partir dos 15 minutos, a equipa da casa tomou as rédeas do jogo, tentando explorar sobretudo os seus flancos, através dos seus jogadores mais rápidos e técnicos. As operações no meio campo foram também quase todas dominadas pelo Damaiense, devido ao seu nº 9, que ganhava muitos lances aéreos e permitia à sua equipa sair a jogar sem problemas.
As jogadas de perigo foram aparecendo, sobretudo através de lances de bola parada, onde o guarda redes Mário teve algum trabalho, juntamente com a defensiva vermelha e branca. A melhor oportunidade de golo para o Pêro Pinheiro no primeiro tempo aconteceu na sequência de um pontapé de canto, onde Vasea apareceu à boca da baliza mas não conseguiu finalizar para o golo.
Ambas as equipas encaixaram-se bem uma na outra, devido aos seus sistemas tácticos, tornando o jogo mais disputado.
O resultado ao intervalo era de 0-0.

No começo do segundo tempo, o equilíbrio no jogo manteve-se, apesar da equipa do Damaiense tomar a iniciativa em muitos lances ofensivos, novamente através dos seus flancos.
O Pêro Pinheiro defendia bem as iniciativas do adversário, e tentava sair a jogar através de contra ataques, que muitas vezes chegaram a rondar a área adversária, mas sem qualquer perigo.
Aos 74 minutos, o rumo do jogou alterou-se, com o golo do Damaiense. Na sequência de um livre frontal, a bola embate na trave da baliza de Mário e sobra para um jogador da casa, que aproveitou para encostar para o 1-0.
Poder-se-ia pensar que a equipa do Pêro Pinheiro iria baixar os braços, mas os seus jogadores deram uma resposta positiva, e foram correr atrás do prejuízo. Nos últimos 5 minutos, o ataque da equipa da capital do mármore foi reforçado, com a inclusão de Graça na linha da frente.
E aos 86 minutos, essa inclusão deu frutos. A bola foi colocada dentro da área do Damaiense, onde Francisco ganha a primeira bola e deixa-a para Graça, que num grande remate cruzado voltou a estabelecer a igualdade no marcador. Estava feito o 1-1.
Até ao final do jogo, as equipas tentaram ainda alterar o marcador. O Damaiense através de lances de bola parada e de contra ataques, aproveitando o facto da defensiva forasteira estar desguarnecida, e o Pêro Pinheiro através dos seus contra ataques, mas não surgiram mais golos na partida.
Resultado final, 1-1.

Foi um jogo bastante competitivo, onde a equipa do Pêro Pinheiro teve que lutar contra vários factores, mas acabou por sair da Damaia com a divisão de pontos, numa deslocação difícil. Nota positiva para a entrega dos jogadores vermelhos e brancos, que não viraram a cara às adversidades e tentaram sempre alterar o rumo do jogo até ao último segundo.

Arbitragem pobre e fraca tecnicamente, com dualidade de critérios. A recta final do jogo foi atribulada, com decisões que acabaram por prejudicar o Pêro Pinheiro (sobretudo um fora de jogo inexistente, onde um jogador do Pêro Pinheiro iria seguir isolado para a baliza, já nos descontos, e uma expulsão inexplicável depois do término do desafio) e sobretudo, a qualidade do jogo.

* Equipa inicial:
Mário
Rasteiro, Vasea, Rocha, Graça
Ribeiro, Urmal
Francisco(c)
Dário, Tiago Silva
Bruno

* Substituições:
- entrou Tiago Sousa por Dário, Vilar por Ribeiro, Kiko por Bruno e Luis por Rasteiro

* Disciplina:
- cartão amarelo a Francisco e a Graça
- cartão vermelho a Miguel