sábado, 16 de janeiro de 2010

Júniores: Pêro Pinheiro 2-0 Mucifalense

Disputou-se este Sábado a 12ª jornada da I Divisão de Júniores da AFL, Série II, tendo o Pêro Pinheiro recebido e vencido no Campo de Jogos Pardal Monteiro a equipa do Mucifalense, por 2-0.

A equipa do Mucifalense entrou em campo com uma postura desinibida, e talvez por isso, tenha dominado os primeiros minutos da partida, com uma posse de bola segura, mas sem a objectividade desejada, o que permitiu à equipa do Pêro Pinheiro controlar quase todos os lances.
O Pêro Pinheiro conseguiu colocar a mão no jogo e à passagem do minuto 8 chega ao primeiro golo. Numa jogada de insistência pelo flanco direito, Dário entra na área e remata para a defesa do guarda redes adversário, mas a defensiva do Mucifalense não conseguiu afastar a segunda bola, e Tiago Silva rematou para o poste mais distante, inaugurando o marcador. Estava feito o 1-0.
Com este golo, o Pêro Pinheiro soltou-se mais e tentava explorar as diagonais, com bolas colocadas nas costas da defesa forasteira. O Mucifalense apostou numa defesa subida, o que permitiu deixar muitas vezes os atacantes da equipa da casa em fora de jogo. Aos 21 minutos, o Pêro Pinheiro faz o segundo golo da partida. Na sequência de um livre frontal, a cerca de 25 metros da baliza, Francisco assumiu a marcação e rematou forte para o fundo das redes visitantes, sem hipótese para o guarda redes. Era o 2-0 no resultado.
O Mucifalense explorava sobretudo a sua ala esquerda para tentar chegar junto da área do Pêro Pinheiro, e também através de algumas bolas paradas, mas a defensiva da casa esteve concentrada e não permitiu deslizes.
Até ao intervalo, a equipa do Pêro Pinheiro manteve-se segura e conseguiu controlar as operações, sobretudo a meio campo, com várias recuperações de bola.
Ao intervalo, 2-0.

Com a entrada no segundo tempo, esperava-se que a equipa do Mucifalense fosse correr atrás do prejuízo, mas com o decorrer dos minutos, o domínio do jogo voltou novamente para as mãos do Pêro Pinheiro, que conseguia recuperar a posse da bola a meio campo, sobretudo pelo esforço defensivo de Dário e Francisco.
O Pêro Pinheiro conseguiu desenvolver vários lances interessantes, sobretudo pelo flanco direito, com várias combinações entre os seus jogadores, e numa delas, após um cruzamento de Tiago Sousa para a área, Graça apareceu na zona de finalização e chegou a introduzir a bola na baliza, mas o assistente anulou o golo por alegado fora de jogo, que deixou algumas dúvidas, pois Graça estava atrás da linha da bola.
O Mucifalense promoveu algumas alterações na sua equipa, para aumentar sobretudo a acutilância ofensiva, mas mais uma vez, as investidas da equipa forasteira esbarraram na defesa do Pêro Pinheiro, que resolvia com prontidão o desenvolvimento dos lances.
A equipa da freguesia de Colares conseguia ter alguma qualidade na sua posse de bola, e voltou a apostar nas suas alas para chegar perto da baliza defendida por Mário, mas muitas vezes os lances não tiveram o desfecho desejado.
O Pêro Pinheiro, que recuperava muitas bolas no seu meio campo defensivo, apostava em lances de ataque rápido, na tentativa de surpreender o adversário, e chegou a ter algumas boas ocasiões para aumentar a vantagem, mas o marcador não se alterou mais até ao apito final.
Resultado final, 2-0.

Foi uma exibição segura e sólida por parte da equipa do Pêro Pinheiro, que se impôs sobretudo no meio campo, com uma larga quantidade de bolas recuperadas. A equipa da capital do mármore apresentou um futebol mais tranquilo e fluído, que lhe possibilitou dominar quase a totalidade das situações de jogo.

Arbitragem regular, apenas com alguns lances onde o critério foi menos claro, sobretudo em dois lances de golo anulado ao Pêro Pinheiro e nalgumas entradas mais ríspidas sobre os jogadores da casa.

* Equipa inicial:
Mário
Tiago Sousa, Vasea, Rocha, Graça
Ribeiro, Urmal
Francisco(c)
Dário, Tiago Silva
Júnior

* Substituições:
- entrou Hugo por Júnior, Vilar por Ribeiro, Luis por Tiago Silva, Bruno por Dário e André por Urmal

* Disciplina:
- cartão amarelo a Francisco