sábado, 25 de outubro de 2008

Júniores: Algueirão 1-2 Pêro Pinheiro

Neste derby concelhio e numa tarde solarenga de Outono, as equipas do Algueirão e do Pêro Pinheiro defrontaram-se no Campo Raúl Neves, que é conhecido pelas suas reduzidas dimensões. Nesta 3ª jornada da I Divisão de Júniores da AFL, Série 2, a vitória foi para a equipa da capital do mármore, por 2-1.

Esperava-se um jogo bastante combativo por ambas as equipas, sobretudo no meio campo, devido às reduzidas dimensões do terreno de jogo, que originavam um futebol algo directo. O Pêro Pinheiro mostrou-se muito liberto, e não se deixou intimidar pela equipa do Algueirão. Com a defesa a resolver os lances na sua zona, a equipa vermelha e branca criou grandes oportunidades de golo, por intermédio de Dário, que por três vezes teve o guardião da casa pela sua frente, sem o conseguir bater. O meio campo do Pêro Pinheiro estava a conseguir pressionar bem as saidas do Algueirão, ganhando muitas bolas no jogo aéreo. O treinador da equipa amarela viu-se forçado a mexer no seu ataque, colocando um jogador que segurava melhor o jogo, mas que poucos estragos causou na defesa liderada por Rocha.
A equipa da casa teve a sua grande oportunidade de golo neste primeiro tempo, na sequência de um lancamento de linha lateral, que neste campo, são sempre muito perigosos. Um jogador do Algueirão cabeceou para uma grande defesa de João Nuno, que manteve o resultado em 0-0.
Até ao tempo de descanso, o jogo estava muito bem disputado, com bom ritmo, e com um ligeiro domínio da equipa do Pêro Pinheiro.

O segundo tempo prometia um jogo bastante aceso, e isso veio a confirmar-se. O Algueirão soltou-se um pouco mais, mas a resposta do Pêro Pinheiro não demorou: Galhoz, num excelente rasgo individual, sofreu falta dentro da grande área, ganhando um pontapé da marca de penalidade. Francisco foi chamado a converter o castigo, tendo atirado ao poste, mas na recarga redimiu-se, inaugurando o marcador. O ímpeto ofensivo do Pêro Pinheiro manteve-se, e poucos minutos depois, num canto apontado por Galhoz, foi feito o 0-2, pelo recém-entrado Bruno, à boca da baliza.
A equipa do Algueirão não se deixou abater, e foi em busca de um golo que pudesse reacender a disputa pelo resultado. Conseguiu reduzir para 1-2, na sequência de um pontapé de canto, onde o jogador da casa cabeceou para o fundo das redes. Nota para o assistente de linha, que em primeiro lugar tinha assinalado fora de jogo, mas viu a sua decisão a ser mudada pelo árbitro principal.
Com o golo do Algueirão, o jogo ficou muito mais aberto, com a equipa da casa a colocar mais unidades na linha da frente, como seria de esperar. Mas os jogadores do Pêro Pinheiro uniram-se, e conseguiram defender muito bem o resultado. Quando estavam na posse da bola, tentavam temporizar o jogo e manter o perigo afastado da sua área.
Até ao final, o resultado manteve-se, com o Pêro Pinheiro a vencer por 1-2.

Esta foi a primeira vitória da equipa orientada por Pedro Santos e pelo adjunto José Fernandes. Foi um jogo que permitiu evidenciar o espírito de sacrifício e de união demonstrados pelos jogadores do Pêro Pinheiro. A defesa não comprometeu, e o ataque criou bastantes oportunidades de golo, muito devido a um estilo de jogo dinâmico e seguro.
Arbitragem algo caseira, com muitas decisões duvidosas, mas que felizmente não prejudicaram o resultado final.

* Equipa inicial:
João Nuno
Vasea, Rocha, Gustavo, André Ferreira
Galhoz, Nuno Simões
Francisco (c)
Márcio, Dário
Cláudio

* Substituições:
- entrou Bruno por Dário e Graça por Galhoz

* Disciplina:
- nada a assinalar