sábado, 7 de novembro de 2009

Júniores: União Mercês 0-2 Pêro Pinheiro

A equipa de júniores do C.A. Pêro Pinheiro deslocou-se esta tarde ao Parque Desportivo do Casal de São José (casa emprestada às Mercês pelo Arsenal 72), em Mem Martins, para a 4ª jornada da I Divisão de Júniores da AFL, Série 2. Num jogo muito intenso e disputado, a vitória sorriu à formação da capital do mármore, que fez o resultado final, 0-2, ainda no primeiro tempo.

Num jogo onde as condições do campo (pelado) não eram as melhores, face ao arrelvamento sintético do campo das Mercês, ambas as equipas tentaram adaptar-se às circunstâncias que iam surgindo com o avançar do tempo.
A equipa das Mercês entrou bem no jogo, impondo uns 10 minutos iniciais bastante intensos, aproveitando as dimensões do campo para ganharem sucessivas bolas paradas. O Pêro Pinheiro mostrou-se atento a estas situações, tendo cometido poucos erros na sua defensiva. A partir do minuto 15, o jogo entrou numa fase mais equilibrada, com a equipa do Pêro Pinheiro a desdobrar-se no terreno, começando a jogar numa largura maior e impondo uma pressão à equipa adversária. A primeira oportunidade de golo flagrante do encontro, na única falha defensiva durante os 90 minutos, é para a equipa das Mercês, na sequência de um pontapé de canto, onde apareceu um jogador adversário a cabecear à vontade por cima da barra da baliza defendida por Mário, criando bastante perigo. Após este aviso, o Pêro Pinheiro não se deixou intimidar, e pouco tempo depois, aos 24 minutos, chega ao 0-1. Num pontapé de canto marcado na direita por Dário, Tiago Silva antecipa-se aos defesas adversários e cabeceia para o fundo das redes. Este golo veio trazer ainda mais confiança à equipa, que se mostrava determinada em conseguir ampliar a vantagem. E isso veio mesmo a acontecer, aos 32 minutos. Graça cruza a bola no flanco esquerdo para a área, onde aparece Tiago Silva a dominar e a rematar para o poste mais distante do guarda redes adversário. Tiago Silva a bisar e estava feito o 0-2.
Até ao final dos primeiros 45 minutos, as Mercês dispôs de mais lances de bola parada, mas a equipa do Pêro Pinheiro mostrou-se bastante sólida nesses lances, não permitindo perigos de maior.
Ao intervalo, 0-2.

No início do segundo tempo, e como seria de esperar, a equipa das Mercês tomou a iniciativa do jogo, passando a bola a ser disputada maior parte das vezes no meio campo defensivo do Pêro Pinheiro. A arbitragem também não ajudou muito, pois existiu uma mudança de critérios na segunda parte, sendo assinaladas várias faltas inexistentes no meio campo defensivo do Pêro Pinheiro, obrigando a equipa a baixar a sua linha média de jogo. As Mercês dispuseram novamente de vários lances de bola parada, mas raramente criavam perigo para a baliza defendida por Mário, muito por culpa da coesão e agressividade demonstradas pelos jogadores vermelhos e brancos.
Nos últimos 15 minutos de jogo, o Pêro Pinheiro reapareceu finalmente junto da baliza adversária, com as incursões de Júnior e de André, conseguindo ganhar espaços e terreno. Júnior ainda conseguiu criar uma oportunidade de golo, rematando contra o guarda redes adverário dentro da área, num contra ataque. Perto do final, notou-se que já não existia confiança na equipa das Mercês, face ao resultado do jogo.
Resultado final, 0-2.

Numa partida bastante intensa e dura, a equipa do Pêro Pinheiro mostrou-se determinada, solidária e consciente das suas capacidades, não permitindo à equipa adversária os mínimos espaços, conseguindo resolver sempre com prontidão as situações de eventual perigo. Nota mais uma vez positiva para a entrega dos jogadores, que demonstraram a sua ambição e querer para a conquista dos três pontos.

Arbitragem regular no primeiro tempo; má nos segundos 45 minutos, sendo assinaladas faltas pouco claras no meio campo defensivo, que serviram para a equipa das Mercês poder encostar o Pêro Pinheiro às suas linhas mais recuadas.

* Equipa inicial:
Mário
Tiago Sousa, Rocha(c), Vasea, Graça
Ribeiro
Dário, Urmal
Francisco
Tiago Silva, Hugo

* Substituições:
- entrou Júnior por Hugo, Condesso por Ribeiro, Rasteiro por Dário e André por Tiago Silva

* Disciplina:
- cartão amarelo a Francisco