domingo, 11 de abril de 2010

Júniores: Pêro Pinheiro 2-1 Fontainhas

Numa excelente tarde para a prática futebolística, com muito sol e com uma temperatura agradável, a equipa de júniores do C.A. Pêro Pinheiro recebeu no Campo de Jogos Pardal Monteiro a equipa do Fontainhas. No final, a vitória sorriu à formação local, por 2-1, num jogo bem disputado.

O começo do jogo foi algo morno, com ambas as equipas a tentarem conhecer-se mutuamente, o que fazia com que o ritmo do mesmo se mantivesse baixo.
O Pêro Pinheiro tentava explorar a rapidez dos seus alas à medida que o tempo ia passando, mas muitas vezes as bolas não chegavam em condições a Tiago Silva ou a Dário, talvez porque o meio campo da equipa da casa não estivesse tão bem no processo de construção de jogo.
Por sua vez, o Fontainhas começou a soltar-se mais e foi conseguindo subir no terreno de jogo. A equipa do concelho de Cascais criava perigo sobretudo através de lances de bola parada, e esteve perto do golo na sequência de um pontapé de canto, onde a bola passou pouco ao lado da baliza defendida por Mário.
A equipa do Pêro Pinheiro também conquistou alguns lances de bola parada, mas sem surtirem efeito para a baliza adversária. O Fontainhas tentava aproveitar algum nervosismo existente nos jogadores da equipa da casa, sobretudo no sector defensivo, embora não tenham sido criadas situações de perigo efectivo.
O jogo seguia num ritmo baixo e com poucos motivos de interesse para todos os seus intervenientes. Já perto do intervalo, o guarda redes Mário teve que ser substituído por lesão, para a entrada de Miguel.
Resultado ao intervalo, 0-0.

Com o início do segundo tempo, o Pêro Pinheiro promoveu algumas alterações, com o intuito de dar uma maior acutilância ofensiva ao seu fio de jogo. O que é certo é que aos 47 minutos, a equipa da casa chega ao golo. Num ataque promovido pelo flanco esquerdo, e após uma série de ressaltos, Conde ganha a posse da bola, passa para Tiago Silva e este marca um grande golo num remate fora da área, com o esférico a ser colocado no ângulo da baliza adversária. Estava feito o 1-0.
Apesar desta vantagem, o Pêro Pinheiro continuava a jogar num ritmo baixo, não explorando algumas fragilidades da defensiva adversária.
O Fontainhas foi em busca do prejuízo, e ia conseguindo aproximar-se da área adversária, mas sem muito perigo. A equipa de Cascais acaba por chegar ao golo do empate através de um lance de bola parada, uma das poucas maneiras de criar perigo à baliza agora defendida por Miguel. A falta que originou o livre foi desnecessária, mas os jogadores forasteiros não perderam a oportunidade. A bola foi colocada na área do Pêro Pinheiro, a defensiva ganha a primeira bola, mas esta sobrou para um jogador do Fontainhas, que à entrada da área remata rasteiro e colocado para o poste mais distante de Miguel. Estava feito o 1-1, aos 66 minutos.
Depois do golo do empate, o jogo ficou mais aberto, sobretudo pela confiança crescente da equipa do Fontainhas. Mas à passagem do minuto 80, o Pêro Pinheiro fixou o resultado final. Num pontapé de canto cobrado na esquerda por Dário, a bola é enviada para o primeiro poste, onde aparece Bruno, muito oportuno, a desviar para o 2-1.
Até ao apito final, assistiu-se a uma maior pressing por parte do Fontaínhas, naturalmente em busca de outro desfecho para o jogo. A equipa forasteira balanceou-se mais no ataque, mas muitas vezes as suas iniciativas não tinham desenvolvimento mais desejado. Ainda houve momentos de maior aperto na área do Pêro Pinheiro, fruto de lances de bola parada, mas os jogadores da equipa da casa não deixaram mais fugir os três pontos.
Resultado final, 2-1.

Jogo com uma toada morna, que teve mais emoção no segundo tempo, com uma maior abertura por parte das equipas proporcionada pelos golos. A equipa do Pêro Pinheiro não fez uma exibição de encher o olho, mas conseguiu o mais importante, os três pontos, o que permite à equipa da capital do mármore continuar a lutar pelos seus objectivos.

Arbitragem com alguns erros de decisão, que foram sendo corrigidos à medida que o jogo foi prosseguindo.

* Equipa inicial:
Mário
Rasteiro, Vasea, Nuno Simões, Rocha
Ribeiro, Graça
Kiko
Dário, Tiago Silva
Júnior

* Substituições:
- entrou Miguel por Mário, Conde por Kiko, Bruno por Rasteiro, André por Júnior e Lunar por Dário

* Disciplina:
- cartão amarelo a júnior