domingo, 25 de abril de 2010

Júniores: Pêro Pinheiro 1 - 4 Tenente Valdez

Numa boa tarde para a prática futebolística, a equipa de juniores do C.A. Pêro Pinheiro recebeu no seu reduto um candidato directo na disputa pela subida de divisão, o Tenente Valdez. A sorte do jogo acabou por pertencer à equipa do concelho de Odivelas, que venceu por 1-4.

No começo da partida, a equipa visitante assumiu uma postura dominadora do jogo, com mais posse de bola e com boas movimentações ofensivas, que rondaram quase sempre a área do Pêro Pinheiro. A equipa da casa, através do seu posicionamento defensivo, ia contrariando o ímpeto adversário, cortando quaisquer hipóteses de perigo para a baliza defendida por Miguel.
Mas aos 18 minutos, o Tenente Valdez chega ao golo inaugural. Numa infelicidade de Graça, que ao tentar cortar a bola à entrada da área, acabou por isolar o nº7 adversário, que na cara do guarda redes, não facilitou e marcou golo. Era o 0-1.
O Pêro Pinheiro reagiu mal a este golo, com alguma intranquilidade, pois a equipa insistia em jogar longo para as alas, quando as premissas do sistema táctico adoptado não colocavam ninguém nessa zona do terreno.
Aos 22 minutos, o Tenente Valdez dilata a sua vantagem. Numa boa diagonal, o esférico é colocado descaído para a direita, na entrada da área do Pêro Pinheiro, onde o atacante forasteiro rematou para o poste mais distante de Miguel, fazendo assim o 0-2.
Com o resultado desfavorável, restava ao Pêro Pinheiro ir atrás do prejuízo. E foi isso que aconteceu, efectivamente. Após o segundo golo sofrido, mudou-se o sistema táctico e a equipa rejuvenesceu, com um maior entrosamento entre sectores. Até ao final do primeiro tempo, assistiu-se a um grande domínio por parte do Pêro Pinheiro, que aos 31 minutos envia duas bolas à barra na mesma jogada e que já ao minuto 45 poderia ter reduzido por Júnior, que falhou uma grande oportunidade na cara do guarda redes adversário.
Resultado ao intervalo, 0-2.

Com o segundo tempo pela frente, o Pêro Pinheiro manteve-se empenhado em mudar o resultado do jogo, com mais posse de bola e com mais vontade de fazer algo pela vida, mas que nem sempre resultava da melhor maneira, sobretudo na parte da finalização. A equipa do Tenente Valdez apresentava-se bastante bem organizada e acabava por conceder poucos espaços aos homens da equipa da capital do mármore.
Aos 74 minutos, as aspirações do Pêro Pinheiro foram por água abaixo, num erro crasso do defesa Rocha, que perdeu o esférico numa zona proibitiva, permitindo ao Tenente Valdez chegar ao 0-3, resolvendo praticamente o desfecho do jogo.
Apesar do resultado negativo, os jogadores do Pêro Pinheiro nunca baixaram os braços, mostrando atitude e empenho no tempo que restava do desafio.
O Tenente Valdez acabou mesmo por chagar ao 0-4, aos 85 minutos, numa boa jogada de envolvimento defensivo.
Já em período de descontos, o Pêro Pinheiro chega ao seu tento de honra. Urmal sofre uma falta dentro da área adversária, tendo sido assinalada a respectiva grande penalidade. O juvenil Valério encarregou-se de cobrar o castigo, e com muita tranquilidade, reduziu o marcador.
Resultado final, 1-4.

Resultado que não espelha bem o que se passou dentro das quatro linhas, onde a equipa do Pêro Pinheiro acabou por jogar um futebol atractivo e alegre, mas que nas alturas cruciais não deu os frutos ambicionados. O Tenente Valdez, que mostrou ser uma equipa bastante coesa, organizada e determinada, teve a astúcia de explorar os erros do adversário e conseguiu aproveitar esse factor, amealhando os três pontos.
Palavra apreço para os jogadores do Pêro Pinheiro, que nunca viraram a cara à luta, mostrando sempre vontade de dar algo mais ao jogo. Apesar do objectivo da subida de divisão ter ficado hipotecado, os jogares da capital do mármore saíram de cabeça erguida.

Arbitragem regular e segura, sem erros de avaliação no decorrer da partida.

• Equipa inicial:
Miguel
Rasteiro, Vasea, Rocha, Tiago Sousa
Graça
Dário, Urmal
Francisco ©
Júnior, Bruno

• Substituições:
- entrou Tiago Silva por Bruno
- Ribeiro por Dário
- Nuno Simões por Vasea
- Kiko por Francisco
- Valério por Júnior

• Disciplina:
- nada a assinalar